Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Descubra as Aldeias Históricas de Portugal

Viaje connosco pelas Aldeias Históricas de Portugal, um tesouro escondido no Portugal profundo, todas as segundas-feiras, a partir das 18 horas.

Descubra as Aldeias Históricas de Portugal

Viaje connosco pelas Aldeias Históricas de Portugal, um tesouro escondido no Portugal profundo, todas as segundas-feiras, a partir das 18 horas.

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com

Almeida...a estrela de guerra !

20.04.09, aldeiashistoricasdeportugal
E cá está ela, Almeida classificada como Aldeia Histórica de Portugal, com as suas muralhas cujo formato , visto do ar assemelha-se a uma estrela, de doze pontas em pedra, como Saramago confirma:
“Almeida é o forte. Do céu se apreciaria melhor o desenho poligonal das fortificações, o traçado dos baluartes, o leito dos fossos. Em todo o caso, o viajante pode ter uma boa noção do dispositivo circulando pelas muralhas, medindo-lhes com o olhar a altura.(1)”
Aqui vai um cheirinho de Almeida:



"Esta construção é doutro tempo e doutras guerras. Lutava-se rentinho ao chão, pelo ar só vinham arremassadas bombas que não eram bastante potentes para arrombar as abóbadas das portas, enfim, uma guerra de formigas. Hoje Almeida é uma relíquia histórica como o seria uma alabarda ou um arcabuz. Mas a vila civil, com o seu ar recatado e quieto, acentua o alheamento que em tudo se sente(1)”.

Recheada de História , Almeida tem para dar e vender, que conquista qualquer um , ainda antes de entrar nas portas duplas de S. Francisco ou da Cruz , que dão acesso ao interior das Muralhas da Praça Forte. Dentro dela percorre-nos uma sensação de segurança, onde o tempo teima passar devagar, que quase parece recuar aos tempos das invasões francesas, o momento alto desta fortaleza, que desempenhou um extraordinário papel defensivo, junto à fronteira com Espanha.

Foram muitos os momentos decisivos que contribuíram para defesa e consolidação da nacionalidade portuguesa, não só contra os franceses, em pleno século XIX, mas também contra os leoneses ( espanhóis), antes e após o domínio filipino e , recuando ainda mais no tempo, contra os mouros .

Para mergulharmos ao fundo da sua História, sugeria agendarmos para a próxima semana, pois queria contar-vos uma aventura que vivi este fim de semana numa outra Aldeia História, que também pertence ao Concelho de Almeida …consegue adivinhar ?
Veja já no post que se segue!… E até à próxima segunda-feira!
___________________
Notas Bibliográficas:
(1) in Saramago, José, Viagem a Portugal, Caminho, 17ª edição, Dez. 1998.

2 comentários

Comentar post