Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Descubra as Aldeias Históricas de Portugal

Viaje connosco pelas Aldeias Históricas de Portugal, um tesouro escondido no Portugal profundo, todas as segundas-feiras, a partir das 18 horas.

Descubra as Aldeias Históricas de Portugal

Viaje connosco pelas Aldeias Históricas de Portugal, um tesouro escondido no Portugal profundo, todas as segundas-feiras, a partir das 18 horas.

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com

Casa dos Expostos

18.05.09, aldeiashistoricasdeportugal
Na última semana, publiquei uma fotografia a representar a chamada “Roda dos Expostos” .




Para quem nunca ouviu falar, aqui vai a explicação: A roda dos Expostos existia numa casa em Almeida, na rua da Muralha, . Era uma casa dos órfãos, destinada para receber crianças recém-nascidas “não desejadas” ou bastardas, cujos pais não pudessem assumir os seus cuidados. Essas crianças, sem qualquer identificação, eram recebidas pelas amas de leite que aí viviam, contratadas por uma Instituição de Beneficiência da localidade.



Normalmente eram entregues durante a noite numa “ roda” de madeira existente por trás da portinha verde ( agora a roda foi rescontituida em ferro), de modo que as crianças não apanhavam frio e ninguém descobria a identidade dos pais.




Actualmente o espaço foi transformado num núcleo museológico, onde é possível observar alguns documentos da época sobre a contratação de amas e alguns objectos usados durante o funcionamento da casa.

É uma casa que dá muito que pensar, especialmente hoje que se comemora o, Dia 18 de Maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , no Brasil; no dia Dia 25 de Maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas e no dia 1 de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança( Fiz uma postagem especial no Clube das Mulheres Beirãs a propósito desta temática) .


Infelizmente, não acontece só hoje, o abandono de crianças!

Já se praticou ao longo de séculos.
Ao longo dos tempos, o Homem procurou responder a esta situação à medida das suas possibilidades. Hoje, infelizmente é de lamentar que ainda continuam a aparecer crianças abandonadas e inclusive largadas em caixotes do lixo... É essa a dignidade que estamos a oferecer às nossas crianças, que não pediram para nascer.

Desculpem este desabafo, mas a visita a esta Casa de Expostos assim me obrigou a esta reflexão. (espero não ter estragado a nossa viagem por isso…)



Mas ainda a propósito da Casa de expostos, para quem quiser saber mais sobre isso, aproveito para informar que no dia 29 de Maio irá decorrer um colóquio sobre esta temática na Junta de Freguesia de Caria, no concelho de Belmonte ( outra aldeia Histórica que mais à frente iremos falar).


O colóquio, denominado “ Assistência religiosa à infância nas Beiras” terá como temas de abordagem a problemática assistencial a estas crianças, bem como a existência destas casas em Portugal e especificamente em casos concretos de Caria e Moreira de Rei.


Para mais informações, clique aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.