Viaje connosco pelas Aldeias Históricas de Portugal, um tesouro escondido no Portugal profundo, todas as segundas-feiras, a partir das 18 horas.

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
23
Mar 09
Inconformados, os castelhanos tentaram reaver terras de Riba Côa, incluindo Castelo Rodrigo no Verão de 1664, comandados pelo Duque de Ossuna. Travou-se uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração nos campos de Salgadela, na freguesia de Mata Lobos a 7 de Julho de 1664.

Saíram vencedores os portugueses numa batalha com os Espanhóis. Segundo reza a lenda a Santa de Aguiar teria dado ajuda às tropas portuguesas nas batalhas que travaram com os Castelhanos, ao receber no manto as balas disparadas pelos espanhóis, evitando assim que os portugueses fossem atingidos. “Mira que anda Santa Capeluda a aparar las balas com um azafáte.”, teria sido a expressão usada pelos Castelhanos durante a batalha.

Foi uma batalha sangrenta em que os portugueses não sofreram um único arranhão, ao contrário dos castelhanos.

Ao tomar conhecimento da vitória, o rei D. Afonso VI manda rezar” TE Deum” em Lisboa e mandou levantar um padrão comemorativo nos campos onde se deu a batalha.

*****

Depois de tanta agitação, dá vontade de descansar e continuar a sentir o ambiente histórico, pernoitando na confortável casa de campo "a Cisterna", que se encontra dentro da aldeia de Castelo Rodrigo.

A próxima vez que nos encontrarmos, conto-vos , com mais pormenores, sobre essa casa de campo e vaão descobrir o Mosteiro mais antigo de Portugal.

Até lá!
publicado por aldeiashistoricasdeportugal às 18:19

sempre curti a historia de portugual ou porto cales desde o duque que fundou o pais até a revoluçao. é legal mas eu preferia ter sido colonizado pela inglaterra ou holanda. tenho certeza que o brasil estaria bem melhor. abraços
André Luís Leite a 27 de Março de 2009 às 11:59

André:o passado não pode ser mudado. Se formos por aí...há quem preferisse que fossemos espanhois...se assim fosse, não haveria portugueses...muito menos brasileiros. Não podemos renegar as nossas origens , os nossos antepassados que lutaram e morreram por um país que acreditavam, começando pelos habitantes destas aldeias, que apesar da insegurança que viviam constantemente, mantiveram- se firmes e convictos por amor ao rei e à pátria.

Obrigada pelo comentário!

Susana
Susana a 27 de Março de 2009 às 16:12

A blogosfera também é cultura. Eu sempre achei que o Reino de Castelha era mais antigo.
Janio da icommercepage a 28 de Março de 2009 às 08:38

無料カウンター
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
24
25
26
27
28

29
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Feira Medieval Castelo Mendo 2009
Feira Medieval Monsanto 2009
Marialva
Sortelha
Almeida
Castelo Rodrigo
Castelo Mendo
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO
blogs SAPO